domingo, fevereiro 10, 2008

Yahoo! rejeita oferta milionária da Microsoft


Para o negócio de Search Marketing - que paga minhas contas atualmente - não haver fusão entre Yahoo e Microsoft é bom, uma vez que continuamos com uma hegemonia do Google nesse campo.

Para o Google, a não concretização desse negócio, é otimo.

Para o Yahoo!, será bom se ele sair da situação em que se encontra.

Para a Microsoft, é péssimo, e não ter conseguido (por enquanto) adquirir o Yahoo! pode colocar em sérias dúvidas o seu futuro. Isso certamente refetirá nas suas ações na bolsa de valores.

Os acionistas da Microsoft devem estar pensando: "E agora, Jose´?".
A Microsoft tem uma enorme dificuldade de ser inovadora como o Google atualmente é. Seus engenheiros estão acostumados a um sistema diferente de copiar ou comprar e depois aprimorar. Isso não é bem visto pelo mercado da Internet.
Em questão de salário, todos podem oferecer salários astronômicos, logo, para esses profissionais, o que vai contar é "o que eu vou falar quando me perguntarem onde trabalho?". Google tem respondido essa pergunta com muito mais freqüência do Microsoft. Conclusão: os profissionais mais inovadores estão indo para empresas como Apple e Google.
Tecnologia hoje é commodity, logo, para empresas que lidam diretamente com ela, o material humano é que conta. As pessoas fazem tais empresas. A Microsoft nesse campo está perdendo.
A Microsoft "levantou a bola" da compra do Yahoo! e talvez isso tenha sido vista pelo mercado como um ato desesperado de obter um know-how que ela não está conseguindo sozinha. Não existe nehuma outra grande empresa de Internet capaz de fazer frente ao Google, que só cresce.
Para a Microsoft, de fato, crescer nesse mercado novo, terá que se reinventar. Mudar tudo. Criar uma nova identidade no mercado, menos agressiva e menos antipática. O Darth Vader terá que se transformar no Lucky Skywalker, ou pelo menos no Han Solo.

Não se transforma uma empresa do dia para a noite. Uma imagem que vem se consolidando há 30 anos na mente do usuário não é tão fácil de se desfazer. Em um mercado em que é o usuário que efetivamente "vota" em seus preferidos por meio do seu browser, não é tão fácil se erigir ao poder se não for bem visto.
Mais uma vez se vê que as pessoas é que mandam nesse mercado. Se eu e mais trezentos milhões de usuários espalhados pelo mundo resolve, de uma hora para a outra, começar a fazer as buscas no MSN.com, a Microsoft vira esse jogo de um dia para o outro. O fato é que isso não acontece porque ela não é simpática para esses usuários. O Google faz questão de manter essa imagem simpática, colorida, quase ingênua.
Aliás, a aparência de ingenuidade e fraqueza é uma arma persuasiva fortíssima. As mulheres que o digam. A Microsoft é o império. O Google, a resistência - voltando às infames comparações com "Guerra nas Estrelas".

Prevejo um futuro bem atribulado para a Microsoft. É melhor ela começar a distribuir seus programas gratuitamente e ganhar dinheiro em cima de publicidade. Não seria ótimo se ela começasse a distribuir o Office e o Windows gratuitamente? Já que todo mundo usa ele mesmo, ela poderia vincular a distribuição gratuita a propagandas para o usuário. Quem não quisesse propagandas, pagaria por isso.

Bom...quem sou eu para aconselhar a Microsoft. Sou apenas um consumidor - que usa o Google.

Acho que Bill Gates se aposentou na hora certa.

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